Blogger news

This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Equipes com capacidade ou capacitadas?

GESTÃO EM TI
MUITAS EQUIPES DE TI TEM SIDO CAPAZES DE CUMPRIR AS TAREFAS IMPOSTAS A ELAS, MAS NEM TODAS SÃO CAPACITADAS, O QUE É DIFERENTE QUANDO SE PENSA EM ATENDER DEMANDAS QUE SÃO CADA VEZ MAIS DESAFIADORAS E EXIGEM DAS EQUIPES CONHECIMENTO E CAPACITAÇÃO PARA DESENVOLVEREM SEUS PAPÉIS | FÁBIO ANJOS

Montar e gerir equipes nunca foi algo simples. Para um bom gestor de TI, uma maneira eficiente de estimular seus colaboradores é sua atitude ao estipular prazos, prioridades e ajudar os profissionais a desenvolverem seus potenciais.


Um dos maiores desafios de um gestor é entregar um projeto com sucesso dentro do prazo e orçamento e manter a equipe motivada do início ao fim do projeto. Além de várias outras iniciativas que não vamos citar agora, a capacitação é uma das utilizadas para manter a motivação dentro da equipe a conseguir atingir seus objetivos com sucesso.

É comum ver muitos gestores de TI nas empresas exigirem de suas equipes um trabalho eficiente que dificilmente ela será capaz de realizar sem uma capacitação adequada. No afã de atingir metas e conservarem seus cargos, gestores deixam de investir na equipe e passam a contar apenas com o conhecimento empírico de seus colaboradores para atingir metas. Demandam tarefas cada vez mais fora da capacidade delas e, a equipe quase sem nenhum treinamento se desdobra para poder atingir essas metas. É um erro dos gestores abster-se do investimento e contar apenas com a autodidática da equipe, se esquecendo que para as metas serem atingidas deve-se haver tal investimento e que o domínio em novas tecnologias não se adquire de um dia para outro. Toda equipe realiza um trabalho à altura do seu conhecimento e capacidade e muitas vezes quando não são capazes frustram seus gestores.


Steve Finnerty, vice-presidente de TI da Applied Materials nos Estados Unidos e ex-CIO global da fabricante de alimentos Kraft Foods, diz que para montar uma equipe de alta performance é preciso agregar os melhores profissionais para cada atribuição, mesmo que isso demande mais tempo e dinheiro, priorizando uma equipe preparada para atingir suas metas e gerar entregáveis de qualidade.

Trazer conhecimento é promover maturidade profissional para a equipe e isso é fundamental para qualquer instituição. Projetos de TI nunca podem ser admitidos quando se tem de usar metodologias ou tecnologias ainda novas para equipes imaturas. Isto é o prenúncio de um futuro problema. A própria equipe sabe que ela não está apta para desenvolver aquele trabalho e não tem preparo na áera ou negócio e isso pode gerar desmotivação dentro dela. No final de tudo, o projeto poderá não ter o desfecho esperado para a empresa adquirindo-se assim um novo problema e até ele ser superado será danoso para a instituição, para o gestor e também para a equipe.

Quando o assunto é aplicações, a qualidade dos entregáveis é cada vez mais exigida. Um estudo mundial realizado pela Capgemini com 1.250 executivos e gestores de TI em nove países, incluindo o Brasil, revelou que 42% das empresas planejam aumentar seu orçamento para garantir a qualidade dos aplicativos desenvolvidos - mais investimento em QA - e para isso começará investindo obviamente em pessoas, na capacidade técnica de suas equipes.

Líderes de equipes de TI não devem esperar atingir os objetivos na sua área sem pensar na capacitação do seu pessoal. O generalista nunca será igual ao especialista. Deve-se exigir da equipe a mesma proporção que lhe é dada em capacidade técnica. Ao gestor cabe garantir que sua equipe de TI esteja atualizada e alinhada às tendências tecnológicas sempre que possível.

No mundo do gerenciamento de projetos, garantir o sucesso de um projeto é a prioridade absoluta do gerente do projeto, e ele por sua vez não conseguirá alcançar o sucesso sem uma equipe bem gerenciada, capaz e capacitada.

Abraço a todos.


Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More