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quarta-feira, 3 de agosto de 2011

LÍDER SERVIDOR

GESTÃO
LIDERANÇA A SERVIÇO DOS OUTROS EXIGE UMA GRANDE DOSE DE CORAGEM. GESTÃO DE CIMA PARA BAIXO OU DE CONTROLE NÃO FUNCIONAM, FRUSTRAM AS PESSOAS, ACABA COM A CRIATIVIDADE E PRIVAM AS ORGANIZAÇÕES DOS MELHORES ESFORÇOS DOS SEUS COLABORADORES | FÁBIO ANJOS

Depois da leitura de um bom livro sobre liderança gostaria de compartilhar resumidamente um tema pouco conhecido principalmente na esfera pública, que é a liderança servidora. Seu principal foco é construir um time criativo, desenvolver a motivação e melhorar a equipe. Queremos enfocar este tema e considerá-lo em especial na área onde estamos inseridos, a de TI.

Independente do que você seja, sua organização não é diferente. Você pode ter um produto diferente ou uma missão diferente, uma outra estrutura organizacional, um estilo de gestão diferente, mas essencialmente sua organização não é diferente, sabe porque? Porque ela depende de pessoas!

Liderança é uma vocação e não um cargo. Muito do bem estar psicológico, emocional e financeiro de outras pessoas depende do líder, de como ele cria as circunstancias e o ambiente no qual as pessoas possam realizar seu trabalho.
Quando alguém encara a gestão como um chamado a serviço das pessoas pelo qual ela é responsável, ela transcendeu o rótulo de gestor e é na verdade um líder, líder servidor. Hoje muitas organizações precisam de um gestor-líder-servidor, e isso é algo difícil de encontrar por aí.

Confiar na sua equipe é uma característica do líder servidor. O ex-presidente da Promon, empresa de projetos de engenharia com sede em São Paulo, em entrevista a revista Você S/A declarou que aprendeu muito a valorizar mais as pessoas, a respeitar e a confiar na sua equipe. Para ele, nos períodos difíceis na empresa foi muito importante conversar e ser transparente com seu pessoal para colocá-los a par do que estava acontecendo.

Dentre tantas diferenças entre líder e chefe, uma delas é que no ambiente em que há um líder servidor há comunicação clara e honesta, as pessoas são livres para expressar críticas sobre a companhia, sobre os processos e sobre a gestão, sem retaliação ou punição. Há também um constante esforço por parte da liderança em ouvir todas as opiniões antes de tomar alguma decisão.

Existe um canto religioso que diz: “nem todo mundo que fala do céu irá para lá”. Muito discurso nenhuma prática. Penso nisso quando ouço chefes falarem em “gestão da qualidade total” para depois pressionarem seus funcionários. Quando falam em “trabalho em equipe” mais usam isso como uma forma de exigir mais do pessoal e se esquivar para contratar mais funcionários. Outros falam em “delegação de poder” enquanto administram meticulosamente seus funcionários.

Seria muito mais fácil escrever sobre o antigo tipo de chefe que comanda de cima para baixo, mas esta não é a intenção. O que aprendemos é que, a longo prazo, os tipos antigos de gestão de cima para baixo ou de controle por comando não funcionam tão bem como muitos chefes gostariam.
Esses tipos de gestão desanimam e frustram as pessoas, acabam com a criatividade e privam as organizações dos melhores esforços das pessoas.

Liderança servidora não se trata de ser gentil ou amado por todos, tampouco de nunca ter que fazer um trabalho desagradável de demitir alguém, mas é uma maneira de ser que combina com as características pessoais, com a autodisciplina e o compromisso de criar um ambiente de trabalho eficaz e produtivo até o fato de dar oportunidade de crescimento a todos os colaboradores.

Encerro com uma frase que encaixá-la no chefe ou líder servidor vai depender de vocês:
“As melhores idéias prevalecem, a hierarquia é apenas um fator”

Sejam líderes e não chefes!
Abraço a todos.

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