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terça-feira, 5 de julho de 2011

Qualidade de vida no trabalho: resultados versus motivação

GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
EMPRESAS DO SETOR DE TI INVESTEM EM RECURSOS HUMANOS PARA AGREGAR RESULTADOS POSITIVOS | FÁBIO ANJOS


A empresa Facebook deu mais um passo importante no segmento de TI. Não por lançar mais um mega serviço para os aficionados das redes sociais ou desenvolveu uma ferramenta em prol desta galera “cibernética”. Não, não foi isso. A última “tacada” desta empresa foi em prol dos seus funcionários. Aprimorar ainda mais a qualidade de vida de seus colaboradores de TI, colaboradores estes que exercem funções assim como nós.

Não é por acaso que empresas desse porte como Facebook, Google, Microsoft e outras por aí estão no rol das mais cobiçadas para se trabalhar. Não só pelos salários estratosféricos de seus gestores e colaboradoeres, mas pela preocupação que há em oferecer qualidade de vida e apoio para a galera de TI. Coffe-break todos os dias, almoço, lanche, jantar, horário flexível, cobrança de resultados por projeto e não por carga horária - sem essa de olhar pro relógio por favor... - entretenimento dentro e fora da empresa, participação em seminários e congressos inclusive em outros Estados, dentre outras vantagens que só trazem cada vez mais prazer de ser colaborador.

Mas isso é algo já superado por estas empresas, e, falando em almoço e jantar, a Facebook resolveu investir algo a mais e pegar seus colaboradores de TI literalmente pela bôca. Agora, como se não bastasse, ela contratou um “Chef” profissional para preparar pratos com cardápios especiais dos países que seus colaboradores pertencem, escolhidos pelos próprios colaboradores. Isto parece bobagem, mas é uma estratégia de marketing!
Na verdade, retrata a atenção dessas empresas na qualidade de vida dos seus agregados resultando no final satisfação e serviços prestados de alto nível para seus clientes. Né brincadeira não, lá os gestores não brincam em serviço!

Outro quesito legal nestas empresas é a capacitação. Treinamento em novas tecnologias para seus colaboradores e investimento em conhecimento de TI também é um ponto relevante nestas organizações. Lá, o resultado está atrelado à capacitação e qualidade de vida no trabalho. Não se podem cobrar serviços de qualidade com funcionários maus pagos, desmotivados e sem conhecimentos sólidos nas áreas em que atuam.

Agora falando de “qualidade de vida no trabalho” olhando para os órgãos públicos do nosso país, vamos ser pragmáticos. Estamos contemplando um cenário que oprime os servidores sem chance de sequer encostarem-se à realidade dessas grandes empresas.
Um serviço público onde não há programas de qualidade de vida no trabalho em especial para o pessoal da TI. Cobram-se resultados e conhecimento em novas tecnologias mais não se investe pesado em capacitação, tão pouco em qualidade de vida. Sobram discursos e faltam práticas.
Convivemos com pessoas sem conhecimentos sólidos na função em que exercem em todos os setores por falta de investimento em capacitação.

Na verdade, na área de tecnologia da informação o conhecimento que se tem é em sua maioria autodidata, e isso não é suficiente para o nível de cobrança dos usuários de TI que estão cada vez mais exigentes, e esta é uma exigência que requer conhecimento prático e não basta só o teórico aprendido nas salas das faculdades por aí fora. Isso precisa ser combatido com capacitação à altura dentro das repartições públicas.

A mudança começa pela procura em saber mais do pessoal de TI, o que eles pensam e o que acham do seu local e condições de trabalho. Com certeza iriam descobrir um pessoal desmotivado, tanto pela qualidade de vida no trabalho quanto pelos salários baixos e falta de capacitação na área.
Talvez isso ocorra por conta da omissão dos que estão na linha de frente e não se movem para melhorar esse quadro.

Enfim, críticas à parte, pessoal de TI desmotivado, falta de qualidade de vida no trabalho e de capacitação não cabem em empresas como Facebook, Google e Microsoft, só para aquelas que não possuem programa de qualidade de vida no trabalho em especial para o pessoal de TI e ainda enchergam estes como funcionários e não colaboradores.

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